sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


O sucesso do “Job Hunter”

O consultor que atua como “Job Hunter - o caçador de empregos” atribui a sua habilidade e competência à forma de comercializar o seu “produto”: executivos e profissionais candidatos a cargos nesse nível, tanto aqueles em processo de desligamento quanto os insatisfeitos nas atuais posições, ou ainda aqueles que estão disponíveis, em busca de novas oportunidades para continuidade de carreira. É nesse espaço que o “Job Hunter” atua, apoiando o profissional para encontrar novos desafios. E o mais importante: sem custo para o novo empregador. 

É preciso não confundir a atividade do “Job Hunter” com a do “Head Hunter”, pois um “caça cabeças” e o outro, “empregos”. Assim, os executivos, agora candidatos apresentados pelo “Job Hunter” (a custo zero, uma vez que o serviço de orientação já está remunerado na outra ponta) são patrocinados pelo antigo empregador, o mais comum, ou pelo próprio profissional interessado, como forma de preservar a sua imagem no mercado de trabalho.

O “Job Hunter” sabe como é importante preservar a imagem do seu cliente. Nessa abordagem, não cabem ações que massifiquem o meio/mercado, como,  por exemplo, distribuição farta e aleatória de material curricular e outras formas danosas à imagem do executivo ou ainda o uso indiscriminado do precioso “networking”. O “Job Hunter” conhece profundamente o seu cliente. Ele trabalha os objetivos e desenvolve juntamente com o Executivo um plano estratégico para abordagem do mercado. Sabe que tem em suas mãos um “produto” valioso, importante e que deve trabalhar e promover a abordagem no mercado à altura dos anseios e expectativas do seu cliente, que participa e acompanha todo o desenvolvimento dos trabalhos, oferece contribuições e críticas e participa até a fase final do fechamento de uma nova proposta de trabalho.

 O “Job Hunter“ tem que estar ciente que trabalha com um ser humano ,que é, portanto, merecedor de todo cuidado e atenção. Por isso, meios eletrônicos de comunicação muito em moda (sites de relacionamento, por exemplo) exigem extremo discernimento para utilização.
Já os “Head Hunters” bem informados tem no “Job Hunter” um parceiro importante, que coloca à sua disposição executivos/candidatos sem custo de qualquer natureza facilitando a “caça” e o exame de potenciais candidatos. 
     
As empresas modernas compreendem e apoiam esse processo, pois é desse encontro que nasce a identidade e as relações de trabalho equilibradas. O executivo precisa conhecer a empresa, não só como pessoa jurídica, mas também as pessoas que a dirigem para, assim, decidir se é lá que deseja trabalhar e passar os próximos anos de sua vida. É dessa compreensão que nasce uma relação profissional sólida para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso. Trata-se, antes de tudo, de satisfação de necessidades e expectativa de uma relação de bem-estar entre pessoas em um novo ambiente. E que deverá ser duradoura, mas, certamente terá final, um dia...

Essa atividade de mapeamento do mercado de trabalho executivo e busca de novas oportunidades de trabalho demanda planejamento. O “produto” bem assessorado e promovido é melhor e mais vendido...
O “Job Hunter” atua de maneira a orientar, estimular e valorizar o profissional, mantê-lo estruturado e também despertar o interesse do mercado, “caçando o emprego” na área certa. Ele tem “o produto” à mão e a empresa necessariamente não tem uma vaga a ser preenchida... Mas frente “aquele potencial colaborador” que lhe é oferecido a custo zero, ela (empresa) sente o impulso de ver, verificar e “comprar”... 

Já quando a oportunidade de emprego existe, o desafio do “Job Hunter” é chegar na hora certa e expor as qualidades do executivo, preservando a sua imagem, até que haja interesse de ambos os lados. O “Job Hunter”, com a direção e a estratégia definida, transforma a “caça ao emprego” numa verdadeira campanha comercial. Ele sabe que o grande desafio é atrair a oportunidade do emprego pela exposição adequada do seu produto – o executivo - expondo as suas melhores qualidades no momento certo.

O relacionamento com o executivo é muito próximo e pessoal, objetivando a orientação, troca de ideias, correção de rumo das estratégias e forma de abordagem do mercado. O “Job Hunter” preserva, ajusta e “filtra” tudo, inclusive orienta para uma boa entrevista, negociação de salários e benefícios e promove o “follow-up” para manter o executivo/candidato preservado e informado a respeito do seu desempenho na entrevista e quais as suas chances.


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