segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Entrevista da Revista 'Veja' com o Presidente do Tribunal Superior do Trabalho

Comentário Edmir Garcez: O Presidente do TST, João Oreste Dalazen, desempenha a sua função com  competência, mas -  como outros não menos brilhantes - deixará a Casa sem ter dado contribuições estruturais. Pelo menos, o  Ministro  veio a público para revelar a maldição do imposto sindical. 

O grande problema não reside apenas na mal cheirosa, pelos seus vícios, organização sindical vista do lado dos trabalhadores.O cancro vai mais longe, ou seja, na vizinha organização sindical patronal que padece do mesmo mal: o que é válido para uma é válido para a outra. Aí está o nó . 

Há exceções, sindicatos respeitáveis, claro que há!. A despeito disso, vale mencionar que países riquíssimos não tem sindicato patronal, até mesmo porque a prática é tida como cartel e cartel, nesses países,  é crime e crime padece de punição...

Acredito que pelo Judiciário ou pelo Congresso Nacional não haverá passos importantes para solução da maldição sindical , pelo menos nesta geração.Mas há uma chance, ainda que remota: os sindicatos sérios e  honestos (creiam, eles existem!), passarão a devolver o imposto sindical para os trabalhadores, criando um sistema de contribuição espontânea para os legitimamente sindicalizados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário