quinta-feira, 1 de dezembro de 2011



 Comentário de Edmir Garcez:
As "Redes de Trabalhadores" - Projeto CUTMULTI/IOS e  entidades internacionais, sindicatos e outras -   se constiui hoje no que há de mais moderno no sindicalismo brasileiro e até mundial!
Trata-se da "globalização" da atividade sindical, o desenvolvimento de ações conjuntas em contraponto ao  movimento empresarial que teve inicio nos anos 90. 
 Sabe-se que no Brasil de hoje são mais de 100 empresas envolvidas nesse projeto em diferentes fases/estágios. 

O projeto mais antigo  e melhor sucedido é o da Basf, que existe há cerca de 12 anos. Porém, os sindicatos e os trabalhadores  brasileiros e os sindicatos internacionais continuam trabalhando e estreitando os laços de relacionamento, promovendo encontros e debatendo entre si e com as empresas temas importantes. 

É a postura do "diálogo social" superando as áreas clássicas de confronto,  é  "a força da inteligência superando a força do confronto". 
Dessa  estratégia inteligente e inovadora dos trabalhadores surge agora na ZF, multinacional alemã, o primeiro "Acordo Marco Internacional" válido para 130 unidades/fábricas em diferentes regiões do mundo, inclusive para as unidades ZF no Brasil. Isso explica um pouco o porquê da presença do IGMetal e da DGB em São Paulo, onde está o maior número de empresas alemãs fora da Alemanha.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário