quinta-feira, 10 de novembro de 2011



Nestlé fecha Acordo Coletivo negociado com a Federação dos Trabalhadores na Indústria Alimentícia no Estado de São Paulo 

Comentário de Edmir F. Garcez: O crescimento da economia e os avanços da sociedade no Brasil levam os Sindicatos de Trabalhadores, a exemplo do que já ocorreu e ocorre em outros países, a buscar a negociação direta com as empresas, ou seja, fora do âmbito do Sindicato Patronal. 

Esse exemplo da Nestlé  é uma manifestação clara dessa tendência, assim como os acontecimentos na mesma direção verificados na indústria automobilística(ABC e Grande Curitiba) e na região de Campinas/Hortolândia, no segmento metalúrgico (Amsted Maxion, Bombardier, Hewitt, MGE, dentre outras) 

As conquistas sindicais no 2º semestre, considerando apenas o aumento salarial, acima da inflação, tem variado de 0,52% a 5,22, sem levar em consideração PLR, Piso Salarial, etc. Os trabalhadores envolvidos na construção dos estádios para copa 2014 também já descobriram o caminho. Seria isso de fato uma nova tendência no campo da negociação sindical? 

Um comentário: