terça-feira, 29 de abril de 2014

Os tipos de profissionais que devemos manter contato ao longo da carreira

  • Publicado pelo Globo.com - recomendamos leitura

  • O líder, o antenado e o empreendedor são pessoas essenciais para o nosso networking, segundo os especialistas

Especialistas apontam os profissionais que devem fazer parte do nossa rede de contatos
Foto: Divulgação
Especialistas apontam os profissionais que devem fazer parte do nossa rede de contatos Divulgação
RIO — A nossa carreira é cheia de imprevistos, e nunca sabemos quando vamos precisar recorrer a alguém que fez parte da nossa trajetória profissional. Dizem os especialistas que um bom networking depende mais da qualidade do que da quantidade de pessoas com as quais nos relacionamos. Mas, como definir quem é prioridade? Que pessoas não podemos deixar de manter contato ao longo de nossa vida profissional?
De acordo com a sócia-fundadora da MSA Recursos Humanos, Miriam Sion Adissi, em toda a trajetória, desde o inicio, as pessoas que mais podem agregar valor a nível de relacionamento no mercado são ex-chefes, pares e subordinados que tiveram oportunidade de conhecer bem o nosso trabalho:
— Esses são os verdadeiros alicerces para uma carreira bem sucedida, pois estiveram a seu lado no dia a dia, avaliaram seus resultados, sua conduta pessoal, social e profissional. São eles os mais indicados para atestar e recomendar a qualquer momento sua performance.
— Por isso, ao pensar com quem deve se reconectar, não busque apenas ex-patrões, mas sim ex-colegas, ex-assistentes, caso tenha ocupado cargos de maior hierarquia na empresa, além de outros funcionários que estejam antenados e a par de novas tecnologias ou aqueles que tenham espírito empreendedor, expandindo ainda mais sua rede de relacionamentos — ressalta Priscila Bellizzi, coach especializada em ambiente organizacional:
Psicólogo e sócio-fundador da Top Quality, Carlos Eduardo Pereira afirma, por sua vez, que ter na sua rede de relacionamento aquele profissional que possui uma vasta gama de contatos, fruto de um bom desenvolvimento das relações interpessoais, certamente terá serventia no futuro:
— Não se trata necessariamente da pessoa mais simpática da equipe, mas do indivíduo que possui certa visão de negócio e encara tal prática como algo a ser buscado. Frequentemente não busca emprego, mas sempre é indicado para as oportunidades, mesmo não tendo todos os requisitos técnicos exigidos para a função.
Segundo o executivo, a identificação deste perfil normalmente acontece pela frequência de facilidades conseguidas, que ajudam as pessoas à sua volta e pela forma como este se comporta nos encontros profissionais:
— Por hábito, será alguém extrovertido e que terá consciência da importância desta prática. Os pontos de destaque deste profissional são o relacionamento interpessoal e visão de negócio.
Confira outros profissionais que não devemos perder o contato, segundo os especialistas:
O líder — Este perfil, segundo Pereira, não está associado diretamente ao cargo ocupado, mas ao nível da competência de liderança que possui. O que determina o futuro da carreira de um profissional não é seu cargo atual, mas como lida com sua carreira. Assim, um subordinado com características de um líder pode chegar em pouco tempo muito mais longe do que um superior sem este perfil. A identificação deste perfil acontece pelo profissional que tenha uma boa gestão, visível em suas equipes, e/ou que seja um formador de atitudes/opinião. As pessoas de um modo geral precisam de alguém para guiá-las e alguns indivíduos gostam e sabem ocupar este papel.
O antenado — Este profissional pode ser definido por aquele sujeito autodidata, que sabe das novidades e atualizações do mercado, tendo o lado técnico um forte componente. Seu crescimento profissional frequentemente acontece pelo conhecimento em mãos. O ser humano em geral costuma seguir a lei do menor esforço e este profissional, não. Essa busca incessante por conhecimento não o torna um acomodado, diferenciando-o dos outros. Considere que se houvesse um desligamento da equipe inteira, este provavelmente seria o último a ser demitido.
De acordo com Priscilla, há ainda aquele “antenado” às novidade da área de tecnologia. Como atualmente a comunicação está atrelada à internet, ter este profissional no seu networking contribuirá para estruturar novos formatos de distribuição de seu perfil profissional ou seu negócio, principalmente nesta era de redes sociais.
O interessado no desenvolvimento de pessoas — Este profissional poderá te aproximar de temas polêmicos no desenvolvimento e gestão de pessoas e, com isso, poderá contribuir no seu autoconhecimento e formulação de novas estratégias para aumentar a sua performance e a de seu negócio. Afinal, entender a necessidade humana é imprescindível para o desenvolvimento profissional, independentemente da área de atuação.
O empreendedor — São aqueles profissionais que estão sempre de olho em uma ideia nova, excelente oportunidade de conquista de um investidor, parceiro ou mentor para a expansão de sua atual empresa ou para o caso de você decidir empreender e abrir um negócio próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário